Páginas

24 de abril de 2009

Alfineteira reciclada

alf-rec14



Mais uma ideia para uma prendinha para a mãe, aproveitando restos de materiais que se tem em casa.

É necessário:

Uma caixinha plástica (de cartão ou metal também serve), um ou dois tabuleiros de esferovite (não é bem esferovite, mas agora não sei o nome) daqueles que se usam para a carne e os legumes, um retalho de tecido, um restinho de enchimento (drakalon), um retalho de feltro (eu usei um resto de camisola feltrada), fitas e aplicações de feltro a gosto e ainda esferográfica, tesoura, cola e fita-cola.

alf-rec-1



 Usando a caixinha como molde, marcam-se vários círculos no tabuleiro. O número depende da altura da caixa. Eu precisei de 8.

alf-rec-2



 Recortam-se os círculos de modo que caibam dentro da caixa.

alf-rec-4



Do enchimento recortam-se 4 ou 5 círculos, do tamanho dos anteriores.

alf-rec-5



Recorta-se um círculo de tecido, cerca de 2 cm maior que o diâmetro da caixa.

alf-rec-61



Coloca-se o enchimento por cima do esferovite, e cobre-se com o tecido. Prende-se com alfinetes. Nesta foto o tecido está muito grande, e tive de apará-lo um pouco, mas depois não tirei a fotografia.

alf-rec-7



Cola-se o tecido com fita-cola, tentando esticá-lo o mais possível.

alf-rec-8



Do feltro corta-se uma tira com a altura e a largura da caixinha.

alf-rec-91



Cola-se a tira de feltro à volta da caixa. Eu usei cola de contacto.

alf-rec10



Usando a caixa já forrada como molde recorta-se um círculo do feltro

alf-rec11



e cola-se no fundo, para um acabamento mais bonito.

alf-rec12



 E pronto, é só decorar a gosto, com fitas, aplicações, botões.

alf-rec13


Uma prendinha bem gira, e rápida de fazer. De certeza que as mães vão adorar . :)

15 comentários:

Rosa Martins disse...

Encontrei por acaso o seu blog e fiquei fã. Você aborda um assunto que adoro - Reciclagem -

Gostei imenso das ideias, vou voltar mais vezes... ^_^

Felicidades

Gasosa disse...

Adorei as ideias.
Essa caixinha para fazer a alfineteira, seria caixinha de quê?
Não estou a ver...

rosmaninho disse...

A caixinha que eu usei era uma caixa que vinha com figuras de feltro para a loja. Como as figuras eram vendidas à unidade, fiquei com muitas caixas vazias. Mas pode ser por exemplo uma embalagem de iogurte, ou uma garrafa de plástico, cortadas no tamanho desejado. Outra sugestão é usar uma latinha qualquer, se bem que eu tenho sempre algum medo que enferruje.

:)

Painel Criativo :: Alfineteiro de Feltro disse...

[...] este lindo alfineteiro feito com feltro e tecido no site Rosmaninho. Para ver o passo a passo clique [...]

maria cristina vieira nogueira disse...

adorei esse blog, sou professora e facilita para eu trabalhar com meus alunos reciclagem
bjos. obrigado pelos mail.

claudia disse...

Ficou lindo e pratico de fazer, adorei espero que mandem muito maisssssssss.

Elza disse...

Gostei muito deste alfineteiro, faço sempre artesanatos em feltro, vou tentar fazer achei muito fofo.

Maria José disse...

Vi seu blog a partir do painel criativo e adorei. Com certeza vou visitá-la mais vezes.

carla disse...

ficou lindo que Deus continue te abençoando.bj

JUDIT disse...

que cosas tan bellas tienes para compartir me han encantado
gracias x traer tus dones creativos

nelcina o faria disse...

eu gostei muito do alfineteiro boa ideia

nelcina o faria disse...

eu gosto muito de fazer artesanato vou copia ,e aguardo mas modelo obrigada

que DEUS continua te iluminando, beijo

ivonete disse...

lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alfineteiro de Feltro | Qualarte disse...

[...] Ver passo a passo [...]

Analuz disse...

Parabens por seus trabalhos.. vi e gostei muito... vc tem meu e-mail se puder compartilhe comigo ... obrigada...bjos!!!!