Páginas

27 de janeiro de 2008

Papel para scrapbooking

Acabámos de receber papéis de scrapbooking lindos! Todos 30,5x30,5cm (mas não se preocupem que chegam direitinhos ao destino).

papel-de-scrapbooking.jpg

Ah, mas não fazem scrapbooking? Pois é, eu também não. Mas os papéis são óptimos para outros tipos de trabalhos, como postais, blocos, marcadores de livro, convites. E para experimentar, comecei por fazer um bloquinho (a foto não é das melhores). Usei recortes do papel Garden e do papel Baby.

bloco1.jpg

Como os blocos são de facto muito simples de fazer, não vou deixar aqui um passo a passo. Mas dou algumas dicas para quem queira começar.


  • Para o miolo do bloco, uso folhas das recargas dos cubos de recados. Têm um bom tamanho (estas são 9x9cm), não são caras e cada recarga dá para vários blocos (eu normalmente faço com 50 folhas cada). Encontram-se em qualquer papelaria e há brancas ou coloridas.


  • Para a capa e contracapa convém usar uma cartolina grossa ou cartão, mas não deve ser usado um cartão muito grosso, pois pode não dar para encadernar depois. Como este papel de scrapbooking não é muito grosso (200g/m2), usei uma folha de acetato para proteger. A contracapa foi feita com cartolina grossa.


  • Para colar papel a papel ou cartão uso fita-cola dupla. É prática, não suja as mãos nem a mesa de trabalho, e dá também para colar pequenas aplicações, dependendo do peso e do material. Para coisas mais pesadas ou que a base não seja bem direita, uso cola universal transparente.


  • Quando se colam aplicações à capa do bloco, há que ter em atenção o posicionamento, pois convém deixar uma pequena margem no lado onde vai ser encadernado.


Espero que as dicas sirvam de ajuda para fazer trabalhos lindos! ;)

2 comentários:

Teresa Oliveira disse...

Adorei!!!

Sheilla Maria disse...

Gostei tanto da sua dica que fiz e postei nomeu blog também.
abraços.