
O processo de feltragem é muito simples. Quem não teve já um desgosto ao tirar uma camisola da máquina, e ver que ela encolheu para metade do tamanho? Para feltrar uma camisola basta lavá-la na máquina com água quente e um pouco de detergente. Depois pode ser seca na máquina de secar. Para que a camisola saia feltrada deve ter pelo menos 90% de lã (o ideal é 100%). O processo de lavagem pode ter que ser repetido mais do que uma vez. No entanto, não convém feltrar demais, pois obtém-se um feltro demasiado grosso.
Para fazer as bases é necessário uma camisola feltrada, e base, agulha, e lã para feltrar. São necessários ainda cortadores para massa de modelar. A minha idéia inicial era usar cortadores redondos, mas como não tinha, usei uns triangulares.

Primeiro usa-se um molde para recortar um círculo da camisola.

Coloca-se o círculo sobre a base para feltrar, e um cortador sobre o círculo. Põe-se um pouco de lã para feltrar no interior do cortador.

Depois é só picar a lã com a agulha, até a lã ficar embebida na base laranja.


Depois é fazer mais uns triângulos, de cores diferentes, de acordo com o gosto pessoal.

Para dar maior rigidez à peça, e também para esconder as marcas da feltragem, cose-se outro círculo de feltro, na mesma côr ou noutra còr contrastante. Neste caso, utilizei um círculo recortado de uma camisola diferente.

Os circulos podem ser cosidos à mão ou à máquina. Nesta base foram cosidos à mão.

E a nossa base está pronta!

Agora é só fazer as outras 3 ;)

Apesar de este projecto não ter saído exactamente como imaginei, é uma boa base para fazer outras coisas engraçadas, como individuais, ou bases para quentes. É uma questão de imaginação, e de treinar mais a parte da feltragem com agulha.
Bons trabalhos!