Páginas

28 de abril de 2009

obrigado2


Ontem, pela primeira vez, tive mais de 1000 visitas diárias ao blog. Uau!  Muito obrigado a todos os que aqui passam, e aos que deixam um comentário  ( e aos que que não deixam também). :)

Continuo a receber alguns emails a perguntar se ainda tenho alguns materiais disponíveis, principalmente cortadores. Sobraram-me alguns materiais (cortadores não), mas neste momento não é prático para mim vendê-los pela internet.
No entanto, se alguém estiver aqui pela Ilha Terceira, e quiser fazer-me uma visita, no próximo sábado dia 2, à tarde, vou ter um cházinho crafty cá em casa. Com alguns materiais (muitos guardanapos) e revistas, acompanhados com cházinho e biscoitos caseiros :).

Boa semana para todos!

24 de abril de 2009

Alfineteira reciclada

alf-rec14



Mais uma ideia para uma prendinha para a mãe, aproveitando restos de materiais que se tem em casa.

É necessário:

Uma caixinha plástica (de cartão ou metal também serve), um ou dois tabuleiros de esferovite (não é bem esferovite, mas agora não sei o nome) daqueles que se usam para a carne e os legumes, um retalho de tecido, um restinho de enchimento (drakalon), um retalho de feltro (eu usei um resto de camisola feltrada), fitas e aplicações de feltro a gosto e ainda esferográfica, tesoura, cola e fita-cola.

alf-rec-1



 Usando a caixinha como molde, marcam-se vários círculos no tabuleiro. O número depende da altura da caixa. Eu precisei de 8.

alf-rec-2



 Recortam-se os círculos de modo que caibam dentro da caixa.

alf-rec-4



Do enchimento recortam-se 4 ou 5 círculos, do tamanho dos anteriores.

alf-rec-5



Recorta-se um círculo de tecido, cerca de 2 cm maior que o diâmetro da caixa.

alf-rec-61



Coloca-se o enchimento por cima do esferovite, e cobre-se com o tecido. Prende-se com alfinetes. Nesta foto o tecido está muito grande, e tive de apará-lo um pouco, mas depois não tirei a fotografia.

alf-rec-7



Cola-se o tecido com fita-cola, tentando esticá-lo o mais possível.

alf-rec-8



Do feltro corta-se uma tira com a altura e a largura da caixinha.

alf-rec-91



Cola-se a tira de feltro à volta da caixa. Eu usei cola de contacto.

alf-rec10



Usando a caixa já forrada como molde recorta-se um círculo do feltro

alf-rec11



e cola-se no fundo, para um acabamento mais bonito.

alf-rec12



 E pronto, é só decorar a gosto, com fitas, aplicações, botões.

alf-rec13


Uma prendinha bem gira, e rápida de fazer. De certeza que as mães vão adorar . :)

6 de abril de 2009

Feliz Páscoa!

Ainda é um pouco cedo, mas eu vou de férias, e só volto depois da Páscoa. E como a loja está fechada, vou aproveitar e deixar o computador atrás, para relembrar os tempos em conseguíamos passar sem ler blogues, sem consultar emails nem navegar horas pelo flickr :).

E deixo-vos com uma pequena sugestão para oferecerem aos amigos, baseada nas velas recicladas do post anterior.

cx-ovos-1


 Aqui a reciclagem foi levada um pouco mais longe ;)

cx-ovos-int


 É tudo reciclado, excepto o pavio.

cx-ovos-det


 A todos desejo uma Feliz Páscoa! :)

Vela reciclada

Vi esta ideia de velas em chávenas em vários sítios. Algumas feitas com materiais novos, outras restos de velas derretidos. e vi numa revista com parafina em flocos. Como queria reciclar uma velas, mas não tenho muita paciência para andar a derretê-las, pois dá trabalho e  suja alguma loiça ;), decidi usar a ideia da parafina em flocos.

É preciso uma chávena, um pavio, resto de vela e um ralador de legumes. Eu usei um baratinho que comprei só para crafts.

vela-11



 

Coloca-se o pavio sobre a chávena, preso num palito de espetada.

vela-1a



 

Depois é só ir raspando a vela.

vela-1b



 

Aqui está o resultado

vela-1c



 

Agora é só raspar o suficiente para encher a chávena.

vela-2



 

E aqui está ela, a arder lindamente :)

vela-4



 

Nada mais simples, não é?

12 de março de 2009

Organizador de fitas

Como as minhas fitas estavam arrumadas numa caixa sem graça, resolvi fazer um organizador mais catita para as colocar. E de caminho ainda reciclei uma embalagem de azeite que já tinha há algum tempo e que estava à espera de um destino digno :).


fitas-1


Começa-se por marcar duas linhas paralelas no comprimento da caixa, com cerca de meio centímetro de distância. 


fitas-2


As primeiras que marquei estavam mais juntas, mas cheguei à conclusão de que tinham de ser mais afastadas.

fitas-3


Com um x-acto, retira-se o cartão no interior das linhas, deixando cerca de 2cm em cima e em baixo, para que a caixa não se desfaça.

 fitas-4


 Para forrar usei uma folha de papel de scrapbooking. Convém enrolar um pouco a folha, para que se adapte melhor á forma da caixa.


fitas-6


Depois é só colar. Sempre que possível uso fita cola dupla. Muita. ;)

fitas-7


Aqui está a caixa já forrada. A folha que usei tinha a largura exacta, mas era um pouco mais alta do que a caixa, pelo que foi necessário aparar o papel em cima.

fitas-9


 Depois para rematar é só acrescentar uma fita e uma aplicação de feltro.

fitas-101


E mais uma uma fita e uma aplicação de feltro em cima.

fitas-11


 E a caixa está pronta. Agora é só pôr as fitas lá dentro. Como a ranhura não vai até ao fundo da caixa, coloquei um rolo de fita vazio em baixo, para que a fita de baixo ficasse com a altura certa.

fitas-12


 

fitas-13


A minha primeira ideia era usar découpage com guardanapo, mas precisava que a base fosse mais clara. Ainda tentei retirar o papel de cima mas não sai facilmente. A solução era pintar a caixa de branco, mas como eu queria um projecto rápido, desisti. Pensei também forrar com tecido, mas como os meus tecidos estão todos um pouco amachucados, e não tive paciência de ir passar um para usar, decidi-me pelo papel. Mas as outras hipóteses estão em aberto para quando tiver mais caixas, e mais tempo e paciência. ;)

10 de fevereiro de 2009

Já que não tenho tido tempo para escrever um post como deve ser, deixo umas fotos de uma prenda recebida neste Natal lá por casa (não para mim, nem de mim, que eu não sei fazer coisas tão giras). prend-1

prend-2

prend-3

prend-4

Espero que gostem :)

4 de dezembro de 2008

Coroa de Natal

Vi esta coroa numa revista, e algumas no flickr, e resolvi experimentar.

É preciso um cabide de arame (ou arame grosso), restos de tecido nas cores escolhidas. Os meus são em vermelho e branco, e tesoura (ou tesoura de zig-zag).

coroa1


Com as mãos dá-se uma forma arredondada ao cabide.

coroa2


Dos diferentes tecidos cortam-se tiras com cerca de 20cm de comprimento, e 2-3 cm de largura. Não é preciso que sejam todas exactamente do mesmo tamanho. Eu comecei por resgar o tecido, mas como ficavam muitos fios soltos, optei por cortar. Se fôr com uma tesoura de zig-zag ainda é melhor.

Depois é só atar as tiras de tecido à volta do cabide, de forma harmoniosa.

coroa3


Ir pondo mais tirinhas até estar o cabide todo preenchido.

coroa4


Por fim, pendurar um coração no centro, e usar uma fita bonita para pendurar na parede.

coroa5


Eu já fiz duas, e não fiz mais porque fiquei sem cabides. São um trabalho óptimo para um serão ao pé da lareira. ;)

30 de novembro de 2008

Vai um chá quentinho?

No seguimento destes castiçais, aqui fica mais uma sugestão para uma prenda quentinha.
São necessários uns restos de camisola feltrada ( ou feltro grosso), umas aplicações em feltro, um botão, e um pouco de elástico.

conj-caneca-base


 

É só cortar uma tira da camisola com cerca de 7x23cm (depende do tamanho da caneca). Numa extremidade cose-se o botão, e na outra uma argola de elástico, para fechar na zona da asa.
No meio distribuem-se as aplicações de feltro a gosto, e cosem-se. Ficam mais seguras do que se forem coladas.

caneca


Para a base cortam-se dois quadrados de cerca de 12 cm de lado. Cosem-se as aplicações a gosto no de cima, e depois cosem-se um ao outro, para que fique mais resistente.

base


E pronto! Uma prendinha rápida e útil, principalmente com o frio que está lá fora. Brrrr!

;)

26 de novembro de 2008

Uma pequena lembrança para o Natal

Acabaram de chegar à loja bases para copos em cartão, ideais para a técnica da découpage. São uma prenda super rápida e fácil de fazer, e barata.

bases-pai-natal


Eu faço assim: corto o guardanapo ligeiramente maior do que a base, e aplico a camada superior com cola ou verniz. Depois de seco corto-o direitinho à volta da base, e dou mais uma camada de cola. Geralmente dou duas camadas na parte de cima e uma na debaixo, para ficar impermeabilizado.

Aqui mais uma versão, esta para todo o ano:
bases-quad


Já não tenho nenhum destes guardanapos na loja, mas há lá quase 500 por onde escolher. (Os lenços, dependendo do desenho, são exactamente á medida para 4 bases.)

Bons trabalhos!

22 de outubro de 2008

Castiçais para o Natal

Uma nova versão destes castiçais, agora para o Natal.



Fazem-se exactamente da mesma maneira, com um frasco de vidro (estes são de comida de bébé), os punhos de uma camisola feltrada, e uma aplicação em feltro. Estas aplicações foram cosidas, mas também podem ser coladas. Outra sugestão é prender a aplicação pelo interior com um alfinete, e ir mudando conforme a estação do ano ;)