11 de outubro de 2014
Bloco de notas "E"
6 de outubro de 2014
2 de outubro de 2014
14 de agosto de 2014
Prendinhas
Tenho andando ocupada a fazer umas prendinhas que vão viajar para bem longe. O meu nível de costura é básico, mas acho que não ficaram nada mal. )As fotos é que são péssimas, mas perdi novamente o carregador da máquina, e agora fotos só com o telemóvel.)
3 de agosto de 2014
Mais etiquetas!
São necessárias também caixas de cartão, de cereais ou de outra coisa qualquer.
O primeiro passo é cortar as caixas de cartão na sizzix, para obter as etiquetas. Eu uso duas partes da caixa de cada vez, com a parte impressa face a face, de modo que as partes lisas fiquem para fora.
Uso este cortador:
O cartão à volta é para poder cortar exactamente no sítio que quero, como mostrei aqui.
Aqui estão as etiquetas cortadas. Eu ando sempre com a parte de cima e a de baixo juntas, pois as caixas são de cartão de cores diferentes e eu não quero trocá-las.
Passam-se os restinhos de tecido a ferro, incluindo as ourelas.
É só ver as melhores combinações,
e depois coser o tecido a uma das partes da etiqueta. Eu costumo usar ponto zigue-zague, e aproveito para usar as linhas que estão quase a acabar, para ir vazando os carros de linhas e as canelas. Às vezes tenho muitos carros de linhas só com um bocadinho de linha, e que tenho medo que se acabe a meio de um projecto maior. Aqui não há esse problema.
Depois de coser o tecido é só aparar dos lados da etiqueta e cortar as pontas de fio que ficam.
Aqui está a parte de trás da parte que tem o tecido cosido.
Agora é só colar as duas partes da etiqueta, lado impresso com lado impresso, e a etiqueta está pronta. É só colocar um fio, e está pronta a colocar nas prendas.
11 de março de 2011
Etiquetas 100% recicladas
Tenho uma sizzix há muitos anos, e a verdade é que não lhe tenho dado muito uso. Já esteve emprestada várias vezes, até à escola dos miúdos, mas está de volta a casa. Mas há dias encontrei este tutorial, que me abriu novas perspectivas para o seu uso, principalmente para a utilização dos milhares de papéis e papelinhos que guardo sempre "porque vão dar para fazer uma coisa gira mais tarde".
Até agora tinha alguma dificuldade em cortar com a sizzix exactamente no sítio que queria, mas finalmente descobri a pólvora ;). Então é assim:
Cola-se um papel ou cartolina no cortador da sizzix, na zona que queremos utilizar.
Depois passa-se na máquina para cortar :)
E pronto, temos o molde:
Agora é só colocar o papel que queremos cortar para que fique no sítio certo.
E cortar.
A parte de se cortar no sítio certo já está, agora falta a da reciclagem ;)
Basta pegar num resto de papel de embrulho das prendas do Natal ( ou outro qualquer, ou uma revista, ou...), e usando o cartão em negativo da foto acima, escolher a imagem que melhor se adapta à nossa etiqueta.
Corta-se grosseiramente do tamanho do molde.
De seguida cola-se o papel numa caixa de cartão usada (de cereais, por exemplo) no lado impresso. Eu às vezes distraio-me e colo no lado branco e lá se vai uma caixa.
Depois é só recortar e colar na sizzix.
E cá estão as etiquetas 100% recicladas.
A parte de trás fica em branco para se escrever a mensagem. E se guardarem as fitas dos embrulhos, podem também usá-las nas etiquetas.
Espero que tenham gostado :)
24 de fevereiro de 2010
Agora para a Páscoa
Basta fazer um molde em forma de ovo, e aplicar a técnica do guardanapo.
20 de janeiro de 2010
Dia das Amigas ;)
Antes de mais, um feliz 2010 para todos!
Aqui na Terceira (e no resto dos Açores, penso eu), por altura do Carnaval festejam-se quatro dias muito especiais. Começam na 4ª quinta feira antes do Carnaval, com o dia do Amigos, na quinta feira seguinte é o dia das Amigas, depois o dos compadres e o das comadres, sempre à quinta.
Eu costumo sempre fazer uma pequena lembrança para oferecer às amigas. Este ano a sugestão é bem docinha ;)
É necessário cartolina, fita decorativa, e um chupa-chupa.
Corta-se um rectângulo de aproximadamente 15x5cm (depende do tamanho do chupa).
Dobra-se o rectângulo ao meio e cortam-se dois pequenos triângulos parto da base que abre. Eu geralmente faço um molde primeiro em papel de rascunho.
Cola-se depois uma pequena etiqueta alusiva ao tema. Eu faço no computador, e quardo-as sempre. Depois se for fazer a mesma lembrança para outra ocasião é só mudar o texto, que a formatação já está feita.
De seguida é só colocar a chupa dentro da cartolina e atar com a fita.
E a lembrança está pronta. Simples e doce ;).
Outra sugestão:
Chocolate forrados com papel decorativo, uma etiqueta e uma pequena aplicação de papel ou madeira.
Feliz Dia das Amigas! :)
25 de setembro de 2009
Enfeites de Natal reciclados
Já se passou o Verâo, e está na hora de começar a pensar no Natal :)
Como sou fã da reciclagem, hoje tenho um passo a passo de uns enfeites de Natal, que tanto podem servir para decoração, como para etiquetas para presentes. São feitos com caixas de cereais e guardanapos.
Recorta-se a caixa pelas arestas.
Usam-se as duas partes maiores, que se colam com o lado impresso contra lado impresso.
Depois marcam-se as figuras. Eu usei umas muito simples que encontrei pela net, mas quem tem jeito pode fazer à mão livre.
Depois recortam-se as figuras com a tesoura.
Recortam-se as figuras grosseiramente no guardanapo. Um truque que eu aprendi na net é separar primeiro a folha impressa das duas não impressas, e só depois recortar. As duas folhas não impressas podem assim ser usadas como um guardanapo normal.
Cola-se o guardanapo com a cola própria, e espera-se que seque.
Depois de seco recorta-se com cuidado o guardanapo à volta do cartão.
Escolhe-se um guardanapo diferente. e repete-se o processo para o outro lado do enfeite.
Se fôr para fazer uma etiqueta para presente, aplica-se só o guardanapo de um lado, e o outro fica em branco para que se possa escrever. Depois é só fazer um furo e colocar um fio para prender (eu não encontrei o meu furador, por isso é que os meus não estão furados :)).
Em vez do guardanapo, também pode ser feito com papel de embrulho usado (eu tenho o hábito de guardar todos os que acho bonitos).
Espero que gostem!
18 de maio de 2009
Convite pirata
Já há algum tempo que queria mostrar este convite aqui (já tem cerca de dois anos), mas não sabia onde estava. Este fim de semana nas minhas arrumações lá encontrei um. É um convite muito simples de fazer, e é um tema que todos os miúdos gostam.
Usei um guardanapo com pirata, cartolina branca, e papel para impressora (este papel já eu tinha em casa, e tem umas partes douradas, apropriadas para uma caça ao tesouro).
Corta-se a cartolina com cerca de 32x16cm (o convite fica com um tamanho final de 16x16cm). Dobra-se ao meio e aplica-se o guardanapo na parte da frente. Convém que isto seja feito com o convite fechado, para não ficar nenhuma pontinha colada na parte de trás, junto à dobra. Depois de seco apara-se o guardanapo, para que fique tudo direitinho.
Para o interior, imprimi o texto no Word. Convém formatar para imprimir duas vezes em cada folha. O mapa do tesouro foi retirado da net, e impresso também duas vezes em cada folha.
Depois de impresso, recorta-se grosseiramente à volta do texto, e do mapa, e com um isqueiro, queima-se a borda do papel para dar um aspecto envelhecido. Isto convém ser feito perto de um sítio com água (no lava-loiças ou no lavatório, por exemplo), para que não hajam acidentes.
Para animar a festa, fiz também uns lenços e palas de pirata. Para os lenços usei tecido de forro vermelho cortado em quadrados, e as palas foram feitas com feltro preto e fita preta. É só recortar a pala e coser a fita. Ainda pensei fazer umas espadas, mas achei que sem elas a festa seria mais sossegada ;)
9 de maio de 2009
Instant crafts
Já há muito tempo que queria forrar as gavetas desta cómoda. Nada como um sábado à tarde com muitas coisas importantes para fazer e pouca vontade ;). É uma óptma altura para concretizar projectos pendentes.
Usei papel para scrapbooking e fita-cola dupla face (o meu adesivo favorito :)). Basta medir a gaveta, cortar o papel à medida, tirar os puxadores, pôr fita-cola a toda a volta da gaveta, colar o papel e tornar a pôr os puxadores.
A gaveta mais complicada foi a maior, pois foi necessário juntar 3 folhas de papel para obter o comprimento necessário. Mas mesmo assim, demorou menos de uma hora, e saiu baratíssimo este projecto (usei 4 folhas, que custam cerca de 3 euros no total).
Também não é muito durável (não tem verniz a proteger o papel), mas é óptimo para quem gosta de mudar a decoração muitas vezes e tem orçamento limitado :).
